Tenha integridade
Saiba confiar em Deus e ajudar sem querer além do que é seu.
25/12/2016
Por: Bispo Jorge Pinheiro
Matéria de: Victor Correa

Ló andava com Abraão e os dois ficaram muitos ricos. Eles viram contendas, brigas e os dois tiveram de se separar, porque os pastores de um, começaram a brigar com os pastores de outros. Para não haver problemas, enquanto parentes, decidiram cada um ir por um lado diferente, mas continuar com a amizade. Ló escolheu primeiro e havia duas opções: de um lado, o deserto, do outro, campos verdes. No deserto, não há nada, além de assaltantes e sol em seca, enquanto do outro lado, as campinas do Rio Jordão tinham campina, pasto, árvores. Abraão cedeu a Ló para escolher, porque confiava que Deus iria com ele para o lugar em que fosse. O sobrinho Ló escolheu as campinas do Jordão. Ló acabou indo até o caminho de Sodoma e Gomorra, lugares de perdição. Houve uma guerra com quatro reis e os reis de Sodoma e Gomorra perderam a guerra. Os vencedores entraram, levaram tudo, gado, bens e pessoas como escravos. Ló e a família foram levados com eles, como nos conta em Gênesis 14:12. Um deles escapou e procurou Abraão. No desespero, sempre procuramos a ajuda de quem é abençoado. Abraão convocou aqueles nascidos na sua casa, que eram pessoas que conviviam com Abraão e conheciam sua fé, porque é natural que as pessoas que convivem com aqueles de fé, tenham fé. O ambiente era de adoração, temerosa a Deus. Aqueles que habitavam e trabalhavam com ele eram homens de fé. Ele escolheu trezentos e dezoito daqueles que acreditavam como ele. Esses homens, reunidos de noite, foram e invadiram. Deus deu a eles a vitória. Abraão poderia ter lamentado ou mesmo temido por serem reis, mas ele era corajoso, de fé e com experiência com Deus. Por isso mesmo é bom passarmos por lutas, para que conquistemos esperança e confiança à medida que vencemos pela fé. Conquistamos uma história com Deus, como Abraão tinha. Deus é conosco e enquanto vencemos, Deus alimenta nossa fé, nossa confiança e começa a realizar coisas maiores em nossas vidas.
Tudo foi recuperado, inclusive o povo que foi preso com Ló. Deus usou aquele homem para livrar seus familiares e os outros também, que foram beneficiados pela fé daquele homem. Sua fé beneficia você, sua família e todos que estiverem com você.
O mundo em que nós vivemos precisa de mais pessoas abençoadas como nós. Ele jaz na escuridão porque há pouca luz no mundo, que somos nós. À medida que somos luz deste mundo, abençoados por Deus, as pessoas passam a enxergar a verdade através de sua vida e a deixarem de ser enganados e escravos. Deus conta conosco para resgatar essas muitas pessoas sofrendo. Sodoma era a cidade onde Ló vivia. Quando o rei de Sodoma viu que Abraão libertou seu povo, veio conversar com Abraão. O rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, Melquisedeque, veio a Abraão e trouxe pão e vinho para comemorar com Abraão, curiosamente o mesmo conteúdo da Santa Ceia. E tudo Abraão deu o dízimo. Ele era bem sucedido porque temia a Deus e era dizimista. Reconhecia que tudo pertence a Deus. O rei de Sodoma ofereceu a Abraão que os bens ficassem com Abraão e o povo ficasse com ele, para escravizar o povo e recuperar seus bens. Ele não podia exigir nada, já que Abraão recuperou tudo em nome de Deus, por isso ofereceu a troca. Abraão negou ficar com qualquer coisa de Sodoma, porque o que era do rei era do rei, para que nunca dissessem que esse homem o enriqueceu. O caráter de Abraão era de não ficar com o que era dele e mostrar que tudo o que ele tinha vinha da fidelidade dele para com Deus. Você não pode se aproveitar da desgraça de alguém para tomar o que é dela, ajude aquela pessoa. Abraão exigiu apenas o que era justo de comida dos jovens com ele, mas o que é dos outros, que continue dos outros. O mundo precisa desse exemplo, de pessoas que não enriquecem roubando os outros, não faça isso. Deus multiplicará o que é seu e as pessoas glorificarão a Deus pelo que Ele fizer na sua vida. Faça o mesmo.
MAIS PALAVRAS
-
As ofertas para a construção do templo
10/03/2025
Mesmo cheias de valor, muitas pessoas não fazem ofertas à Casa do Senhor. Algumas são motivadas por avareza,...
-
Castigo e libertação de Jerusalém
22/02/2025
Os versículos trazem uma crítica à hipocrisia daqueles que cultuam Deus apenas superficialmente. São aqueles...
-
A sabedoria do Espírito
22/02/2025
O versículo nos traz uma mensagem de esperança e confiança na promessa divina, relembrando que o plano de De...