É preciso plantar boas sementes para colher bons frutos
“Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”
10/01/2017
Por: Bispo Roberto Santana
Matéria de: Dorcas Ramos
Antigamente, não havia tecnologia e o semeador observava o vento e as condições do tempo para plantar. O vento, ao qual me refiro, é, no sentido espiritual, representado pelas lutas, problemas, dificuldades e barreiras. Muitos ficam observando esse vento e não podemos nos prostrar diante das adversidades para não sermos vencidos e não reagirmos diante da vida. Deus nos fez diferentes uns dos outros e a fé que possuímos é o que nos diferencia. Todos nós somos iguais diante d’Ele. Quando morrermos, vamos voltar ao pó da terra. A Bíblia diz, no livro de Eclesiastes, capítulo 12, versículo 7: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Não é o local onde você mora que define seu caráter, mas sim sua confiança em Deus. Não importa o que as pessoas falam de você, mas sim o que Deus pensa a seu respeito. O diabo, por meio das pessoas, tenta bombardear o nosso coração. Ele sabe que se eu me entristecer vou ficar sem forças para me erguer e assim poderá me destruir, pois essa é a função dele, é ser acusador, mentiroso, enganador e arrebatador de almas. Ele não vai chegar te perguntando se pode te destruir. Simplesmente, havendo brechas de sua parte, que são as dúvidas que simbolizam os ventos, ele lançará sua semente maligna. Mas existem pessoas que, por mais que aconselhemos para não dar ouvidos às más conversações, não nos ouvem. Em Primeira Coríntios, capítulo 15, versículo 33, está escrito: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”. Deus nos dá o livre arbítrio para que tomemos as nossas decisões. Não cabe a nós querermos descobrir os mistérios de Deus. Veja o que diz o versículo 5:
“Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz as coisas”.
Deus faz como Ele quer, temos que crer. Se você está com dúvidas na vida conjugal, com relação a problemas que aparentemente são impossíveis para você resolver, não se pode ficar observando o vento, as adversidades, pois assim não irá vencer. Não devemos ficar acomodados. Assim nos diz o versículo 6: “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”. Não deixe que o diabo te destrua usando pessoas com sementes más, não deixe crescer em seu coração sementes malignas. A sua semente precisa ser boa para que você possa semear pela manhã, à tarde e à noite; sempre semear. Semear é ter bons conselhos para as pessoas na hora certa. Você quer colher muito? Todos nós queremos semear, mas não é só quando você traz o dízimo para a casa de Deus que está contribuindo. Além disso, quando você vem participar da reunião ou quando você acorda na madrugada, com seu corpo cansado, para orar; quando evangeliza alguém ou ajuda ao seu próximo está plantando sementes que, mais cedo ou mais tarde, você irá colher. Existem pessoas que, quando chegam ao estágio avançado em sua vida, ou seja, a um patamar de vida abençoado, dizem: “Já conquistei tudo na vida e agora vou descansar, pois não preciso me preocupar com mais nada.” O diabo sugere que essas pessoas descansem sim, pois ele não quer que elas continuem semeando. Você sabe o que Deus te sugere? “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas”. Você precisa guardar essa palavra em seu coração: semear, semear, semear e semear. Eu e você podemos escolher o que vamos plantar, mas não escolher o que vamos colher, quando semeamos sementes que não germinaram bons frutos. O livro de Segunda Epístola de Paulo a Timóteo diz: “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos”. Essa palavra é para você sempre meditar.
MAIS PALAVRAS
-
Disposição e Obediência
07/12/2024
A palavra destaca a importância da disposição e obediência em relação a Deus. Ele nos lembra que a escolha d...
-
A Vida de Jesus
10/12/2024
A palavra mostra um momento importante de solitude e reflexão na vida de Jesus. Após interagir com as pessoa...
-
MOMENTO DE PALAVRA BISPO ANDERSON 30/11/24
01/12/2024
A palavra nos convida a ter uma busca ativa e constante por um relacionamento com Deus. Ele enfatiza a impor...