Confie em Deus em primeiro lugar
Elias é um exemplo de confiança e de atitude para junto do Senhor.
27/01/2021
Por: Apóstolo Valdemiro Santiago
Matéria de: Victor Correa

Em 2 Reis 1: 1, sabemos as consequências para Acazias, filho de Acabe e Jesabel, que continuou a servir nos mesmos erros que o pai. Caiu das grades e se machucou e Moabe se revoltou contra ele. Em sua ignorância, como rei, ao invés de consultar a Deus, decide consultar a Baal-Zebube, aos ídolos. Deus se incomodou que o rei, doente, não o consultou para ficar curado, não a algo estranho que nem deus era e enviou o profeta Elias para o repreender. Igreja, Deus faz em nosso meio grandes milagres e maravilhas, então não temos razão de duvidar de Deus, nem para esquecermos Ele nas horas difíceis. O rei, mesmo punido, se recusou a buscar a Deus, como muitos. Deus mandou falar para ele que, já que não confiou Nele e buscou outros, morreria por isso. Se você fosse o rei de Israel e recebesse uma mensagem como essa, o que você faria? Eu, no lugar de Acazias, me arrependeria. Porque se Deus falou que ele iria morrer, apenas um poderia salvá-lo, que é o próprio Deus. O Senhor pode nos salvar da mão dos homens, do diabo, mas das mãos de Deus, apenas se Ele quiser ajudar. Quando o rei soube que era Elias, mandou seu capitão e cinquenta homens para prendê-lo. A missão do capitão era prender Elias, mas este reconheceu ao profeta como homem de Deus. Isso acontece porque mesmo nossos inimigos sabem quando somos do Senhor. O que faz alguém ser homem e mulher de Deus é um conjunto de atitudes de como a pessoa anda, faz, procede, que faz com que os demais percebam que há a presença de Deus. Através desse conjunto, as pessoas veem Deus em sua vida. A pessoa tem de ter caráter de Deus, pensamento de Deus, ser diferente, sem se envolver em escândalos, bebedeiras, agindo como um homem comum.
Hoje, você pode ser um Elias, que as pessoas que convivem com você percebam que você é diferente. Essa vitória não está associada a receber um milagre ou uma maravilha. O que faz as pessoas acharem que você é homem de Deus não são as vitórias e as bênçãos. Da boca do homem de Deus saem palavras virtuosas. Ser homem de Deus é agir semelhante a Deus, como Jesus agiria.
O capitão soube reconhecer que Elias era homem de Deus, mas agiu com arrogância. Elias determinou que, se ele fosse homem de Deus, descesse fogo dos céus e os consumissem. Morreu o capitão e os cinquenta homens. Mesmo assim, o rei enviou um outro capitão com mais cinquenta soldados. O segundo capitão ainda exigiu pressa. Elias repetiu a resposta e, novamente, fogo desceu dos céus e consumiu ao capitão e mais cinquenta soldados. Um terceiro capitão foi mandado e, diferente, foi inteligente e humilde. Ele se ajoelhou para chamar a Elias e se colocou diante do homem de Deus como servo, pediu pelo valor da vida dele e de seus homens. Foi só então que o Anjo do Senhor veio a Elias e disse para acompanhar a esse capitão e seus soldados. Esse anjo, escrito com letras maiúsculas, foi o próprio Jesus. A humildade abre portas na sua vida. Aquele capitão foi inteligente e ganhou duas vezes, levou ao profeta e teve sua vida e a dos soldados, poupada. Ao chegar diante do rei, o profeta confirmou para Acazias que, rapidamente, ele morreria. Existem coisas que levam o ser humano à morte. Esse rei ocupava o cargo mais importante de Israel. A posição de uma pessoa não quer dizer que ela esteja com Deus. Esse rei foi mal, durou pouco, ficou doente e Deus o riscou depressa. Acazias não deixou herdeiros. Sua história ficou registrada em Israel e hoje, muitos anos depois, falamos de novo deste homem, não como bom exemplo. Igreja, vemos muitos milagres nesta obra, não podemos nos dar ao luxo de virar as costas para Deus e esquecer Dele, não O buscar. Nas horas e momentos difíceis, temos de buscar ao Senhor. Deus espera que você busque a Ele, que é Pai, para sair do aperto, mas ainda assim muitos buscam a homens. Se Deus quiser, Ele usará homens, mas primeiro, temos de buscar a Deus, orar, pedir pela misericórdia Dele. Muitos deixam para consultar a Deus no último instante. É preciso lembrar de Deus antes, Ele não quer ser lembrado como a última alternativa. Nós temos de colocar a Deus em primeiro lugar, isso também vale para quando recorremos a Ele. Quantos de nós, muitas vezes, procuramos padrinhos, ajuda, família, apoio em homens. Deus pode te livrar de todas as situações. Elias tinha uma confiança tão grande em Deus que ele dizia e descia fogo dos céus e estava preparado para descer fogo de novo nos soldados, tamanha confiança. Ele é um exemplo para nós. Claro, não peça para Deus mandar fogo em ninguém, vivemos na graça, até porque Jesus morreu por todos nós, mesmo a quem você desejar queimar. Seja quem for, se não reconhecer a Deus, perderá o que tem, mas quem seguir a Deus, confiar Nele, prosperará e será cada vez mais abençoado.
MAIS PALAVRAS
-
As ofertas para a construção do templo
10/03/2025
Mesmo cheias de valor, muitas pessoas não fazem ofertas à Casa do Senhor. Algumas são motivadas por avareza,...
-
Castigo e libertação de Jerusalém
22/02/2025
Os versículos trazem uma crítica à hipocrisia daqueles que cultuam Deus apenas superficialmente. São aqueles...
-
A sabedoria do Espírito
22/02/2025
O versículo nos traz uma mensagem de esperança e confiança na promessa divina, relembrando que o plano de De...