Seja como o barro na mão do Oleiro
Se posicione nas mãos de Deus e deixe Ele trabalhar em você.
09/03/2017
Por: Apóstolo Valdemiro
Matéria de: Victor Correa
Jeremias estava atribulado. No capítulo 16, Deus repreendia o povo pela idolatria e, no 17, Jeremias clama em favor daqueles que ainda confiam no Senhor, até que Deus demonstra indignação por causa daqueles que se apartam do Senhor. A vida de Jeremias era solitária, enquanto o mundo se corrompia e se afastava mais do Senhor. Quando alguém perde a fé, se corrompe. Quando alguém derrama lágrimas de outros, se corrompe. Quando fofoca, se corrompe. A igreja hoje é tratada de maneira que dá pena, se algo acontece aqui dentro, eles fecham as portas da igreja. Mas Deus nos guarda. Ele se compara com uma onda no mar. Ele, entretanto, não se desequilibra e não permitiria mal algum em nossas vidas. E, em nossa leitura, Jeremias 18: 1, o profeta é levado diante do oleiro e, naquela casa, o profeta se surpreendeu. Deus se compara com o Oleiro e diz que, ainda que o vaso escorregue da mão Dele, não irá permitir que nós venhamos a quebrar. O vaso só escapou da mão do oleiro porque Deus permitiu escapar. Deus mandou o profeta observar em silêncio como o oleiro manipulava o barro e, depois dele fazer o vaso de novo, Deus entrou e começou a falar com o profeta, para comparar e dizer que Ele nos refaz segundo a sua vontade. O oleiro não sabia o assunto de Deus para com o profeta, já que o assunto era entre o profeta e o Senhor. Sem o oleiro saber, Deus o usou para ensinar o profeta que, teoricamente, era maior que o oleiro. Tenho comigo que, quando o oleiro refez o vaso, esse foi o vaso mais perfeito que o oleiro fez, porque foi Deus trabalhando com as mãos dele. Porque quando Deus está no trabalho ou no que for, acontece do jeito que Ele quer e Ele quer perfeito. Pois quem dá habilidade a qualquer profissional é Deus.
Nenhum de nós chegou a Deus como um vaso inteiro. Um vaso que cai perde a aparência de vaso, é simplesmente barro, mas o Senhor deu a ele forma de novo. Quisera eu ter sabedoria e capacidade para que você entendesse isso, pois é tão extraordinário, pois quem de nós nunca se deparou com uma situação impossível, irreversível, sem solução? E Deus diz que a situação pode ser a pior que for, Ele nos faz perfeitos.
Isso, Deus diz, não depende dele, mas de cada um de nós. Ele se comprometeu a ajudar a quem se comprometer a adorar e O aceitar. Ele faz na vida de quem desejar e aceitar, mas para quem não quiser, Ele também nada fará. Ainda que fôssemos oleiros, até nosso equilíbrio dependeria de Deus, mas somos o barro. Se o oleiro depende de Deus para equilibrar sua obra, imagine o barro, que nenhuma capacidade tem. Se nós nos depararmos com dificuldades na vida, o Grande Oleiro só precisa estar com o barro nas mãos. Diferente daquele barro, raciocinamos e temos livre arbítrio, temos capacidade de escolha. Então que tal, igreja, escolher se colocar nas mãos do Grande Artista? Porque assim, Ele fará um vaso perfeito. Se não atrapalharmos o trabalhar de Deus, nossa vida será um sucesso. A vaidade é terrível, seca o ser humano. Se cada um de nós, um a um, se posicionar como barro, o Oleiro trabalhará e Ele sabe dar forma.
MAIS PALAVRAS
-
Disposição e Obediência
07/12/2024
A palavra destaca a importância da disposição e obediência em relação a Deus. Ele nos lembra que a escolha d...
-
A Vida de Jesus
10/12/2024
A palavra mostra um momento importante de solitude e reflexão na vida de Jesus. Após interagir com as pessoa...
-
MOMENTO DE PALAVRA BISPO ANDERSON 30/11/24
01/12/2024
A palavra nos convida a ter uma busca ativa e constante por um relacionamento com Deus. Ele enfatiza a impor...