FAÇA SUAS DOAÇÕES ONLINE POR AQUI!
DOAÇÕES

PALAVRAS

A PALAVRA DO SENHOR TEM PODER, DEIXE ELA TRANSFORMAR SUA VIDA!

A História de Ester, um exemplo de mulher de Deus – Parte um

Entenda o trabalhar de Deus.

28/03/2017

Por: Bispa Francileia

Matéria de: Victor Correa


A História de Ester, um exemplo de mulher de Deus – Parte um
FOTO: Eduardo Pinto

Em um resumo do livro de Ester, que contém dez capítulos, aprendemos sobre obediência e o valor que as mulheres possuem para a Obra de Deus. Ester viveu durante uma monarquia, no qual o rei Assuero promoveu um dos muitos banquetes e festas longas, que era costume nessa época. Essa festa, especificamente, durou 180 dias, debaixo de uma gigante prosperidade. Nesse período, as ordens do rei também precisam ser obedecidas. A rainha Vasti decidiu desobedecer ao rei e os eunucos do rei tiveram de planejar como a punir para que ela não servisse de exemplo. Nós, igualmente, desobedecemos às ordens de Deus e nos esquecemos, depois vem a colheita ruim e, ao vermos esses frutos, reclamamos, não aceitamos, achamos que há injustiça, porque fazemos o errado sem perceber, mas vamos colher exatamente o que semearmos. Vasti tinha tudo o que uma mulher possa desejar. Ainda, ela era uma mulher muito linda e o rei queria exibi-la. Por desobedecer, ela perdeu tudo o que tinha, perdeu o cargo e ordenaram que tudo o que era dela fosse dado a outra mulher. É isso o que acontece quando nós desobedecemos, as coisas boas que seriam nossas passam para outras pessoas. Ester era judia e vivia entre eles, mas escondia que era do povo judeu, aconselhada pelo tio, Mordecai. E justamente Ester atraiu a atenção do rei, que gostou mais dela do que de outras. O que era seu segredo, ela nunca precisou contar porque não perguntaram. Nós nos expomos demais e deveríamos evitar falar além do necessário. É melhor fazer como ela, esperar pacientemente no Senhor e não falar demais, para que Deus possa trabalhar e cumprir o propósito Dele na sua vida.

Ela não mentiu, apenas não declarou o que não foi perguntado. Ao gostar de Ester, o rei deu uma nova festa, enquanto Mordecai esperava na porta do rei, porque ele criou a sobrinha como filha e queria ver o que acontecia, pois nem ele entendia o que Deus fazia sobre a vida dela. Nós também não entendemos sempre o trabalhar do Senhor, sendo que Ele é quem conhece e sabe todas as coisas e quer o melhor para nós, realiza o melhor.

Enquanto observava a sobrinha, Mordecai descobriu uma conspiração contra o rei, durante o período em que Ester passou se preparando para ser rainha. Ela ficou um ano se banhando e se preparando para chegar diante do rei. Nós temos de nos cuidar de todas as formas. Se arrume com amor e com ternura para a pessoa amada, espere sempre com um sorriso. Essas atitudes de carinho ajudam a manter a chama do amor do casal acesa. Claro que o rei amou encontrar Ester tratada, cuidada. Mordecai via o que acontecia, soube que tramavam para matar o rei. Ele falou com a sobrinha e ela, ao rei. Assim, através deles, Deus livrou o rei do atentado de morte. Igualmente, Satanás conspira contra nossa vida, como aqueles homens conspiravam para matar o rei e colocar outro no lugar. A preocupação de Satanás é levar mais gente condenada com ele, ele não fica satisfeito conosco nos braços de Deus, que quer nos salvar, nos curar e nos restaurar. Enquanto Deus não invade nossas vidas, Satanás invade e usa pessoas próximas, que acreditamos que querem nosso bem. Fique atento, procure falar coisas boas. Infelizmente, o ser humano parece mais apto a ouvir as coisas más e as deixar entrar em seus corações. Os dois que pretendiam matar o rei Assuero queriam ficar em seu lugar. Procure fazer o que Deus pede, porque Ele dará mais do que esperamos e confiamos e cuide para não deixar que te matem ou tirem o Senhor do seu coração. O rei mandou investigar sobre os rumores. Nós também precisamos, porque a fofoca é algo que temos de abolir da nossa vida, se resguarde delas. Neste caso, Mordecai não fez fofoca, deu um aviso que livrou o rei do atentado. O rei nem soube que foi por causa de Mordecai. Igualmente, Mordecai não queria se ajoelhar para Hamã, que era como muitos, alguém usado por Satanás através da inveja, não se curve a elas. Precisamos perseverar em alegria e amor, porque o mundo é carente dessas emoções e, com elas, podemos aplacar muitos males. Hamã, revoltado com Mordecai, que não se dobrava de joelhos diante dele, pressionou o rei para criar um documento real, uma lei, da qual não poderia voltar atrás. Ele persuadiu o rei a decretar a morte dos judeus, sob a promessa de um talento de prata por judeu morto, que não se dobra ao rei. O ego das pessoas fala mais alto na grande maioria das vezes e, quando o ouvimos, deixamos de ouvir a voz de Deus. Pensem no absurdo que é uma pessoa criar um edito real para matar uma nação toda, pelo fato de adorarem ao Deus vivo e poderoso. O egoísmo sobre o valor das vidas. Ester continuava no palácio e, quando Mordecai veio falar com ela, contou tudo o que foi feito a ela sobre o edito. Os judeus eram o povo de Ester e Mordecai pediu que ela suplicasse pelo povo dela. Hoje, suplicamos pelo nosso povo, por aqueles que amamos, invocando a Deus, que nos dá a certeza de que pode e fará também sobre as nossas vidas. Na parte dois, veremos então o que acontece quando suplicamos pelas vidas, como Ester o fez.

MAIS PALAVRAS

  • QUAL O TAMANHO DISSO?

    QUAL O TAMANHO DISSO?

    11/10/2023

    "Desde que eu cresci, desde que me entendo por gente eu aprendi que se eu não comer eu morro, qual o tamanho...


  • DEUS VEM

    DEUS VEM

    05/03/2024

    Milícia é quando a população se arma para combater um inimigo, existem os soldados armados do exército, e ex...


  • PAGUE O MAL COM O BEM

    PAGUE O MAL COM O BEM

    01/03/2024

    Não é fácil amar e orar pelos nossos inimigos, também não é fácil passar pela prova e continuar fiel a Deus,...


"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra."

Salmos 34:19
  • BRADESCO | CNPJ: 02.415.583/0002-28 AG: 3394 CC: 100.000-4
  • BANCO DO BRASIL | CNPJ: 02.415.583/0001-47 AG: 1512-1 CC: 4176-9
© 2024 Igreja Mundial do Poder de Deus. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Nativa Desenvolvimento
Política de privacidade