Livro de Ester, capítulo 1
O banquete de Assuero.
05/04/2017
Por: Pastora Rose
Matéria de: Dorcas Ramos
A Bíblia nos relata como Ester usou de sabedoria para salvar seu povo. Era o sétimo dia. O rei estava alegre no banquete quando deu ordem aos sete eunucos para que trouxessem à presença dele a rainha Vasti, com a coroa real, a fim de que o povo observasse sua beleza e formosura. A rainha se recusou a participar do banquete com o rei. Então, ele ficou irado, devido ao questionamento de sua posição de autoridade, vendo a resposta de sua própria esposa como ato de desobediência diante de príncipes e dos povos oriundos de todas as províncias. A notícia do fato se espalhou. O rei Assuero consultou os sábios daquela época e todos se reuniram a fim de decretar uma lei que repreendesse a atitude da rainha. Foi feito um edital real, criado pelos persas e pelos medos, de que a rainha Vasti jamais fosse à presença do rei Assuero ou voltasse a seu reino. Passado o acontecimento, havia cessado a ira do rei. Então, os jovens que o serviam disseram aos enviados: “tragam moças belas, formosas, de boa aparência à presença do rei. A moça que cair no agrado do rei, essa reine em lugar de Vasti. Com isso concordou o rei, e assim se fez”.
Vieram várias jovens de várias cidades, virgens formosas em aparência. Segundo a Bíblia Sagrada, elas pediram riquezas, bens materiais... Antes de Ester ser apresentada ao rei Mordecai, quem a criou como filha, pois seus pais haviam morrido, ele pediu a Ester que não anunciasse a origem de seu povo a ninguém. Quando chegou a vez de Ester se apresentar, ela nada pediu. Alcançou o favor de todos que lá estavam. “O rei amou Ester mais do que todas as mulheres, e ela alcançou, perante ele, favor e benevolência, mais do que todas as outras virgens. O rei pôs-lhe na cabeça sua coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti”.
Ester não havia se esquecido do seu povo, mesmo reinando como rainha. Foi até o rei, quando este estava no pátio. O rei estendeu-lhe o cetro e ela tocou a ponta. O rei lhe disse: “Que é que tens, minha Ester? Qual sua petição? Até metade do reino te darei”. Ester pediu ao seu esposo que convidasse o rei Hamã para vir ao banquete que ela havia preparado. Assim, o pedido de Ester foi atendido pelo rei. O rei Hamã teve um triste fim: foi enforcado. Ester, dessa forma, salvou seu povo. Ela era também uma mulher sábia para com seu esposo. Assim sendo, não existia nada que o rei não fizesse por ela. Quantas e quantas vezes sua família é ameaçada por inimigos espirituais? Assim como Deus escolheu Ester para interceder por seu povo, Ele lhe chama para que você seja uma intercessora junto dos seus. Você não veio hoje aqui, nessa reunião da MDA sem um objetivo. Não fique de braços cruzados sabendo que seu lar pode estar em ruínas: filho nas drogas, marido nos braços da amante, doenças, as áreas de sua vida se acabando. Vocês sabem que temos armas: o jejum, a oração, a perseverança. Quantas orações você já fez em sua vida? Muitas. Então, você crê no poder de suas orações? Diga: “Deus está trabalhando por meio das minhas interseções”. Basta uma ameaça do Diabo e você desanima? Ele vai lutar, mas está em suas mãos a chance de vencer. Não olhe os obstáculos! Continue clamando a Deus, até receberem. Mulheres de Deus em Ação! Sei que vocês estarão aqui, na próxima reunião, convidando outras mulheres movidas pela fé para virem com vocês e vão contar com muitos milagres para relatarem.
MAIS PALAVRAS
-
Disposição e Obediência
07/12/2024
A palavra destaca a importância da disposição e obediência em relação a Deus. Ele nos lembra que a escolha d...
-
A Vida de Jesus
10/12/2024
A palavra mostra um momento importante de solitude e reflexão na vida de Jesus. Após interagir com as pessoa...
-
MOMENTO DE PALAVRA BISPO ANDERSON 30/11/24
01/12/2024
A palavra nos convida a ter uma busca ativa e constante por um relacionamento com Deus. Ele enfatiza a impor...