FAÇA SUAS DOAÇÕES ONLINE POR AQUI!
DOAÇÕES

PALAVRAS

A PALAVRA DO SENHOR TEM PODER, DEIXE ELA TRANSFORMAR SUA VIDA!

Cuidado com suas amizades

Se afaste do mal e faça o bem, para que a balança de Deus pese a seu favor.

12/05/2017

Por: Bispo Jorge Pinheiro

Matéria de: Victor Correa


Cuidado com suas amizades
FOTO: Eduardo Pinto

O Reino de Israel era um só, até que houve uma separação entre o reino de Israel e o reino de Judá, sendo que ambos eram uma coisa só, ambos hebreus, que falavam a mesma língua e eram parentes uns dos outros. Por causa da dureza do coração dos reis que vieram antes, o reino foi dividido ao meio. 2 Crônicas 17: 1 nos conta que Josafá foi rei de Judá e colocou fortificações, tropas e guarnições para proteger a terra de Judá. O pai de Josafá e ele não procuraram os sacerdotes de Baal. O rei de Israel, Acabe, adorava a Baal e tinha seus baalis. O reino de Israel era idólatra, enquanto o reino de Judá andava nos caminhos do Senhor, por causa de Josafá, que procurou o Deus de seu pai e andou segundo seus mandamentos. Josafá teve riquezas e glória em abundância, por servir a Deus e agradar ao Senhor de tal maneira que ele recebia muitos presentes. Deus trabalha na vida daqueles que servem a Ele e entrega presentes, de diversos tipos, que indicam prosperidade. Josafá proibiu que se adorassem postes ídolos, não havia idolatria no reino de Judá, ao contrário do reino de Israel, que pecava e pecava contra Deus, enquanto Judá prosperava e prosperava, porque o rei era fiel a Deus. Você é o Josafá da sua família, como também pode ser o Acabe de sua família. Josafá era fiel e seu coração era ousado em buscar a Deus e ele e todo o seu povo foram abençoados, enquanto Acabe aprontou todas e ele e o povo dele foram amaldiçoados por causa disso. Por uma única pessoa, pode entrar a bênção ou a maldição. Através de você, Deus abençoa toda sua família. Não seja tímido em buscar a Deus, ore, faça jejum, busque de madrugada. Naquela época, era comum quando um rei queria fazer aliança com outro rei, pegavam os filhos para se casarem e assim passavam a ser parentes. Acabe não servia a Deus e a mulher dele era Jesabel, uma das piores mulheres da história da bíblia, feiticeira, assassina e uma perturbação em Israel, que instigava o marido a adorar a Baal e se afastar de Deus. E Josafá foi justo se aparentar com ele. Não podemos escolher pai, mãe, filhos, irmãos. Mas marido e mulher, podemos e escolhemos, podemos lamentar que não queríamos um pai ou irmão daquele jeito, mas não sobre esposa ou marido, porque isso foi escolha nossa. Mesmo casar ou não, temos escolha. Acabe não era uma pessoa boa, mas como ficaram parentes, fez banquetes e propôs a Josafá para irem juntos a Ramote-Gileade para lutar. Acabe queria ir lutar, mas sabia que não podia ir lutar sozinho contra o inimigo dele. Acompanhe como essa história vai terminar, pois amigo, também podemos escolher quem ter. Não somos obrigados a ter amizade com pessoas ruins, isso é uma escolha nossa. Amigos, entretanto, podem corromper outras pessoas. Você tem de tomar cuidado com suas amizades. Se você andar com os insensatos, fará o mesmo que eles, se andar com maus, se tornará mal, mas se andar com sábios, se tornará sábio e, se andar com bons, será bom. Você não é obrigado a ir em todas as festas e lugares que seus amigos vão, nem fazer o mesmo que eles quando você sabe que não é algo bom. Olha como é o incrédulo, a conversa fiada do Acabe: “Josafá, você vai comigo para a guerra, vamos ganhar, vou disfarçado, mas você usa sua roupa de rei”. Ele disse isso porque a intenção maligna de Acabe era que os sírios daquela cidade, que queriam mata-lo, vissem Josafá como rei e quisessem pegar ele no seu lugar. Um verdadeiro amigo da onça.

O problema com as más companhias é que a pessoa não as percebe até ser enrolada. Josafá pegou o povo dele, que andava no caminho de Deus e os misturou com idólatras de Israel. Você pode não escolher seus colegas de trabalho, de escola, mas escolhe qual deles são seus amigos. É melhor ter poucas pessoas perto de você, mas com cabeça boa, do que ter muitos amigos perturbados. Amigos são poucos e devem ser selecionados com cuidado.

O rei da Síria mandou que os melhores capitães dele nem lutassem, mas perseguissem direto o rei de Israel, que buscassem mata-lo. Assim foram para a guerra, mas Acabe estava entre os homens normais, soldados, disfarçado, enquanto o “amigo” Josafá estava vestido com roupas reais. Os capitães sírios vieram e miraram em Josafá, como Acabe imaginou. Josafá gritou e Deus o socorreu, desviou os inimigos dele. Apesar das nossas falhas, Deus é fiel. Josafá era um homem bom que servia a Deus e se deixou enganar por Acabe. Quando Josafá viu que precisava de ajuda, gritou e Deus é quem o ajudou, não o “amigo” Acabe. Os capitães viram que Josafá não era o rei de Israel e pararam de persegui-lo. Por causa de más companhias, Josafá iria morrer. Quando aquele que serve a Deus ora e grita por socorro, Deus os socorre. Deus ouve os justos e os livra de todas as tribulações. Se não fosse a mão de Deus, Josafá teria caído morto naquele dia. Enquanto isso, um soldado ao acaso disparou uma flecha e ela entrou sem querer no espaço entre as partes da armadura de Acabe, que se segurou no carro por horas, mas depois, morreu. Aquele arqueiro não sabia onde Acabe estava, mas Deus sabia. O que Acabe fez foi maldade, levou o companheiro a uma guerra que não deu em nada e colocou em risco a vida do companheiro. Assim que Josafá voltou, o homem de Deus o procurou para perguntar por que Josafá ajudou o perverso. Nós não podemos ajudar o perverso, a cabeça do perverso só maquina coisas ruins. Não podemos amar aqueles que aborrecem ao Senhor. A ira de Deus caiu sobre Josafá por ter ajudado o perverso. Se você não quer a ira de Deus sobre você, não as ajude nunca. Você pode orar por eles, para que vivam, para que sejam salvos, mas não deve ajuda-los. O que salvou Josafá é que Deus achou boas coisas nele. Nós somos falhos, assim como Josafá cometeu uma falha, mesmo sendo homem de Deus. Como Josafá era homem de Deus, isso agradou a Deus e isso pesou favoravelmente a favor de Josafá. Diante de nós, há uma balança onde são colocadas nossas boas e más obras. O prato que pesa as más obras não pode ter mais peso que o prato das boas obras, temos de fazer o bem o tempo todo, para que Deus, ao olhar para nós, ache coisas boas. Se assim for, Jesus nos protegerá, agirá em nosso favor. Temos de cuidar para não cometermos maldades para que elas não pesem contra nós. A bíblia no texto do Apóstolo Thiago diz que somos salvos não apenas pela fé, mas também pelas obras, porque através das nossas obras, mostramos a nossa fé. Nossas atitudes pesam para que sejamos justificados diante de Deus.

MAIS PALAVRAS

  • QUAL O TAMANHO DISSO?

    QUAL O TAMANHO DISSO?

    11/10/2023

    "Desde que eu cresci, desde que me entendo por gente eu aprendi que se eu não comer eu morro, qual o tamanho...


  • DEUS VEM

    DEUS VEM

    05/03/2024

    Milícia é quando a população se arma para combater um inimigo, existem os soldados armados do exército, e ex...


  • PAGUE O MAL COM O BEM

    PAGUE O MAL COM O BEM

    01/03/2024

    Não é fácil amar e orar pelos nossos inimigos, também não é fácil passar pela prova e continuar fiel a Deus,...


"O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação."

Salmos 9:9
  • BRADESCO | CNPJ: 02.415.583/0002-28 AG: 3394 CC: 100.000-4
  • BANCO DO BRASIL | CNPJ: 02.415.583/0001-47 AG: 1512-1 CC: 4176-9
© 2024 Igreja Mundial do Poder de Deus. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Nativa Desenvolvimento
Política de privacidade