Cuide do que fala e trabalhe em seu favor
Seja imitador de Cristo e seja obediente.
22/05/2017
Por: Bispo Jorge
Matéria de: Victor Correa
Em Provérbios 13: 1, a bíblia fala do filho rebelde, desobediente, e do filho sábio. Para o filho rebelde, a bíblia o classifica como zombador, escarnecedor. Alguns zombam de tudo, até do pai, da mãe e de Deus. Mas não se engane, de Deus não se zomba. Um pai quer sempre o melhor para os filhos. Os sábios atendem, observam, os escarnecedores não atendem e certamente sofrerão. O fruto da boca são nossas palavras. Dependendo do tipo de palavras que você usa, de seu palavreado, você colherá coisas boas ou ruins. Temos de tomar muito cuidado, porque uma palavra falada não volta atrás e, se tentar conversar, fica ainda pior. Pense bem antes de falar. A sinceridade é algo interessante. Diante de Deus, somos miseráveis. Deus nos chama de miseráveis toda hora? Não. Nós temos de falar a verdade, mas existe alguém mais verdadeiro que Deus? Não. Pelo contrário, a bíblia diz que ele pensa em paz e não no mal, em coisas boas. Se Deus pensa coisas boas, fala de nós coisas boas. Ofender as pessoas com sinceridade é algo ruim. Pense como falar, porque você colherá do que falar. Se nada de bom há para dizer, não fale nada. Não use de sinceridade como desculpa para ofensa e grosseria. Jesus não dizia o que a tal sinceridade exigia, a exemplo de Zaqueu. Quando Jesus se hospedou em sua casa, todos comentaram que Ele se hospedaria com um homem mal, de fama péssima, mas Jesus em momento nenhum disse isso para Zaqueu, nem para que ele deixasse de ser ruim. Jesus não fez comentários pelos erros de Zaqueu nem o repreendeu, mas o amou. De tão tocado com a atitude de Jesus, Zaqueu depois reconheceu seus erros e disse que ajudaria aos pobres e restituiria os demais. Ele mesmo decidiu, porque ele nunca esperava ser tão bem tratado por Jesus como ele foi. Ele queria ver Jesus e o Senhor foi para a casa dele, algo muito maior do que ele esperava, o que o tocou para se arrepender e reparar seus erros.
Quando ouviu isso, Jesus não disse que ele era pecador, mas chamou Zaqueu como também filho de Abraão e declarou a salvação. Jesus usava bem as palavras, as colocava de forma a extasiar as pessoas. Uma palavra sua pode mudar o rumo da vida de uma pessoa. As palavras de Jesus salvaram Zaqueu e a casa dele. Provérbios 16: 24 diz que palavras agradáveis são como favo de mel, doces para a alma e medicina para o corpo.
O desejo dos traidores é a violência. Judas levou soldados violentos armados, quando não era necessária qualquer violência, e é exemplo disso. Para conservar nossa alma, temos de guardar nossos lábios, cuidar sobre o que falamos. Jesus também disse que o que contamina o homem não é o que entra por sua boca, mas o que sai dela. Tudo o que eu e você falarmos, seremos julgados e, pelas palavras, seremos justificados ou condenados. Por isso provérbios diz que o que guarda sua boca protege sua alma, enquanto que aquele que muito fala arruína sua vida. Fale menos e você errará menos, fale muito e você errará muito. Simples assim. Jesus tinha poucas e certeiras palavras. Guardadas as devidas proporções, eu e você temos de tentar falar menos. Para ter fartura, não podemos ser preguiçosos. Jacó sonhou, mas trabalhou. O problema do preguiçoso é sonhar sem trabalhar, só que para conquistar algo, é preciso trabalhar. Diligentes, no entanto, que são quem fazem o que é preciso, conquistam fartura. A maioria de nós sabe o que tem de fazer, mas daí a fazer, é outra história. Igualmente, não pense que você compete com muita gente, porque poucos são diligentes e a maioria não faz o que precisa ser feito. Jesus não era preguiçoso, trabalhou muito e ainda disse em João 5: 17 que o Pai trabalhava e Ele também. Temos de seguir o exemplo Dele.
MAIS PALAVRAS
-
Disposição e Obediência
07/12/2024
A palavra destaca a importância da disposição e obediência em relação a Deus. Ele nos lembra que a escolha d...
-
A Vida de Jesus
10/12/2024
A palavra mostra um momento importante de solitude e reflexão na vida de Jesus. Após interagir com as pessoa...
-
MOMENTO DE PALAVRA BISPO ANDERSON 30/11/24
01/12/2024
A palavra nos convida a ter uma busca ativa e constante por um relacionamento com Deus. Ele enfatiza a impor...