Seja diferente
Ensine seus filhos que caminho eles devem seguir e dê exemplos
18/07/2017
Por: Bispo Jorge Pinheiro
No passado, havia o reino de Israel e o reino de Judá, ambos divisão do mesmo país. Dez tribos seguiram em uma direção, duas tribos em outra. Em I Reis 22: 41, Josafá era rei de Judá, Acabe, rei de Israel. O pai e a mãe precisam dar bons exemplos, mas isso não garante que o filho andará em caminhos corretos, embora a bíblia nos instrua a ensinar a criança a andar no devido caminho, a seguir a palavra de Deus. Isso garante o sucesso deles. É preciso falar de Deus, levar a criança para orar, ensinar ela a agradecer pela refeição, para que amanhã o seu filho não te dê tristezas, para que você não perca seu filho para o mundo, para as drogas e demais ameaças que os rodeiam. O que plantamos, colhemos e, para ter uma vida diferente, é preciso semear diferença. Nosso procedimento precisa ser diferente para que nossa vida seja diferente. Querer prosperidade, sucesso, um bom casamento, filhos abençoados, todos querem. Apenas quem anda no caminho de Deus recebe essa diferença. Josafá foi ensinado pelo pai Asa, fez o que era reto perante Deus e seguiu a vontade do Senhor, por isso foi diferente e prosperou. Deus diz que não endireita nada que é torto, Ele faz coisas novas. Como Josafá era um homem de Deus, viveu em paz. Acabe fez besteiras mas temos de viver em paz com nossos vizinhos. Como Josafá era homem de Deus, viveu em paz com seu vizinho. Não seja encrenqueiro, seja da paz, do amor, do perdão e você fará a diferença.
Ser pacificador não é ser fraco, perdoar não é se diminuir. Forte é quem faz como Josafá, quem promove paz. É por ser um homem de paz que Deus transformou ele em um homem poderoso. Ser como Deus quer é ser convidado a ser abençoado, com as pessoas prontas a ouvir o que você tem a falar, porque Ele fala pela sua boca.
Se você vive com Deus, não tenha medo, saiba que está tudo preparado para você, o que é seu é seu e está bem guardado. Só briga, arma e mente quem tem medo, não sabe do amanhã. Mas nós sabemos, Deus guarda nossa vida. O que garante sua vida é a sua comunhão com Deus. Há momentos em que precisamos lutar e a bíblia diz que Josafá foi bem-sucedido em tudo o que ele fez. Há um livro com nossos nomes. Tudo o que fazemos é escrito nesse livro e seremos julgados pelo conteúdo nele. Precisamos pensar em que história estamos construindo e se cuidamos para que a história termine bem, pois a história termina quando a última frase a seu respeito for emitida da parte de Deus, só termina quando você morrer. E, se soubéssemos quando acabasse, iríamos nos preparar somente perto da hora de partir. Como não sabemos como termina nossa história, temos de escreve-la com as melhores palavras. Você tem de exterminar todo o mal que houve na sua vida, para não sofrer e evitar chorar, se afaste do mal, tente ser perfeito, ande reto, no caminho de Deus, obedeça a palavra, ame e tema ao Senhor. Temos de ser diferentes para vencer as calamidades que o caminho que Deus preparou para nós seja vencido. Josafá não quis se associar a Acazias porque eles não temiam a Deus. Não faça sociedade com pessoas que não sejam cristãs, pois não há comunhão de luz com trevas. Não faça sociedade com incrédulo, se possível, com ninguém, chame a Deus para ser seu sócio, pois a bíblia fala que Deus nos fará cabeça, não cabeças. Não se associe com incrédulos que mais cedo ou mais tarde, algo dará errado. Toda história terminará. A de Josafá terminou com ele feliz, salvo e sepultado com seu pai. Se sua história está indo bem, continue no mesmo caminho. Se sua história está ruim, você tem a chance de muda-la, peça a Deus e mude-a se você quiser.
MAIS PALAVRAS
-
A Generosidade de Deus
17/11/2024
Essa palavra expressa nossa gratidão e reconhecimento pela generosidade de Deus em nossas vidas. A expressão...
-
A Obediência a Deus
10/11/2024
O versículo fala sobre o "Servo do Senhor", muitas vezes interpretado como Jesus Cristo. Ele destaca que, ap...
-
A Maldade do Mundo
03/11/2024
Gênesis 6:5 descreve sobre a corrupção moral da humanidade antes do dilúvio, indicando um estado de depravaç...