O seu sofrimento é permissão de Deus
Jó sabia que, ainda que tudo de ruim acontecesse, ele esperaria em Deus
02/08/2017
Por: Apóstolo Valdemiro Santiago
Nada do que você sofra se comparará ao sofrimento de Jó. Ele ficou tão amargurado, tão desesperado que ele não sabia que Deus tinha dado a satanás a liberdade para tocar nele, na carne dele, na família dele e achava que Deus tirava tudo dele, a paz, o sossego, a liberdade, judiando dele, mas ele não blasfemou, nem creditou a Deus, nem duvidou da existência de Deus. Em Jó 19: 1 em diante, Jó falava com os amigos. Somente dois sabiam das dores de Jó, que era Deus Pai e o próprio Jó. Por isso não vivemos de informações, mas da fé. Se vivermos por informações, vamos nos confundir a todo momento, mas vivendo pela fé, ninguém pode tirar sua certeza da fé. Ele nem sabia se tinha errado ou em que tinha errado. Jó era o homem mais rico de sua época e tudo o que ele intentava fazer e fazia dava certo, prosperava e, de repente, tudo virou, os filhos que eram saudáveis, morreram, o gado, as riquezas e os bens, desapareceram e o amor da esposa dele esfriou. Em determinado momento, Jó precisou contar apenas com Deus. Às vezes, temos pessoas que tentam nos ajudar, mas em determinado momento, agravado e estreito, não há ninguém para ajudar, nem com uma palavra de conforto ou auxílio nenhum e só existe um que pode estender a mão e nos socorrer. Jó estava nessa situação, no fundo do poço. Nada havia pelo que Jó pudesse apontar o dedo e dizer “nisso vou bem”. Ele chegou a pensar que Deus havia se tornado seu adversário. Os próprios irmãos de Jó se afastaram dele. As pessoas evitam aqueles que estão cansados e sobrecarregados, mas são exatamente aqueles a quem Jesus convida, só podemos contar com Ele.
Jó tinha razões de sobra para se tornar incrédulo. Todos se afastaram dele, a família tomou nojo dele e os amigos desapareceram, não havia para ele consolo em nada, nem em ninguém, mas como nós conhecemos o final da história dele, queria que você se atentasse à próxima palavra de Jó.
Ele dizia que sabia que o seu Redentor vive, que Deus estava pronto para o ajudar. Eu nunca vi, a não ser Jó, nenhum ser humano confessar isso, dessa maneira, no estado em que se encontrava. Por muito menos, muitos já blasfemaram, reclamaram e desistiram. Deus fez cumprir a vontade de Jó quando gravou suas palavras e sua história para que hoje, pudéssemos aprender. Quando Jó já não suportava mais, sozinho, doente, humilhado e amaldiçoado, ele disse que sabia que Aquele que poderia mudar sua história agiria em seu favor. Antes de morrer, a esperança de Jó era ver a glória de Deus. Não importa o estado em que você se encontra, nem a angústia que toma conta do seu peito, se você confessar que existe um Deus poderoso e que Ele vive, ainda hoje ele tocará em sua vida, abrirá portas e fará milagres, como tem feito na vida de muitos. A sua confiança precisa estar Nele, por mais que você não veja saída e tenha motivos aparentes para blasfemar e murmurar, não faça, confesse sempre que o seu Redentor vive, que Deus está contigo, te vendo e trabalhando em sua vida e você verá a glória de Deus. E, no final da história, Jó começou a orar pelos que o acusavam, porque é certo que todos seremos em algum momento oprimidos. O próprio Deus se revoltou e só os atendeu na condição de que Jó orasse por eles e, quando Jó o fez, Deus mudou sua sorte. Tudo o que ele havia possuído antes, Deus deu o dobro e todos os que o abandonaram se aproximaram dele de novo. Quem voltava via a glória de Deus. Aqueles que viram Jó prostrado numa cama, que até as crianças zombavam dele, só o osso, com pele e carne comida, num terrível estado de miséria, viram Deus manifesto na vida dele, em dobro, exceto os filhos, que Deus deu os mesmos dez filhos. De longe, quem voltava via o gado de Jó, milhares deles, a riqueza dele. Todos viram a glória de Deus na vida dele. Talvez você tenha vivido ou esteja vivendo um momento difícil, confesse no seu coração que seu Redentor vive e não abra mão da sua fé. Mesmo que satanás apresente motivos para que você murmure, Aquele que é Poderoso está com você, Deus criou esta obra para mudar sua história e, se você crer, você verá a glória de Deus.
MAIS PALAVRAS
-
Disposição e Obediência
07/12/2024
A palavra destaca a importância da disposição e obediência em relação a Deus. Ele nos lembra que a escolha d...
-
A Vida de Jesus
10/12/2024
A palavra mostra um momento importante de solitude e reflexão na vida de Jesus. Após interagir com as pessoa...
-
MOMENTO DE PALAVRA BISPO ANDERSON 30/11/24
01/12/2024
A palavra nos convida a ter uma busca ativa e constante por um relacionamento com Deus. Ele enfatiza a impor...