Deus exalta aos fracos e pequenos que confiam Nele
Cumpra seus votos para com Deus
21/09/2017
Por: Bispo Roberto Santana
1 Samuel 2: 1 nos conta sobre o cântico de Ana. Como a maioria das mulheres, ela tinha o desejo de ser mãe. Naqueles tempos, o homem podia ter mais de uma esposa e o marido de Ana tinha outra, que a humilhava porque ela não podia engravidar, mas Ana continuava constantemente em oração, suplicando a Deus para ter filhos. A rival humilhava, mas Ana insistia. É por isso que temos de perseverar e orar, porque, se confiamos como Ana, nos vem sobre a vida o mesmo que veio para ela, a vitória. Observe que tudo é do Senhor e não tem como vivermos fora de Deus, não há vida fora de Deus. Um ramo não produz frutos quando arrancado do tronco da árvore. A nossa força vem do Senhor. Ana, agradecida, disse que não há rocha como nosso Deus. Nada se compara a Ele e nada sustenta como Deus, nada é base firme como é Deus. Ele é o Deus da sabedoria. Deus também gosta de pegar o fraco, o pequeno, aquele que não é nada, para levantar, para que todos vejam que Ele é quem fez. Para receber o profeta Samuel, o pai de Davi ajeitou tudo. Jessé corria ajeitando a mesa, preocupado com o que agradaria ou não ao profeta. Davi viu o pai ajeitar a si e aos irmãos e depois foi mandado ao campo. Sentiu o cheiro da comida e não iria aproveitar, porque estaria cuidando das ovelhas. Pois quando o profeta chegou, Deus o fez negar todos os filhos de Jessé até chegar Davi. Davi era o menor da casa do pai, que nem fez questão por ele presente, mas ele era o mais importante. Era um dia especial e Jessé poderia ter pedido que Davi ficasse e fosse cuidar das ovelhas depois que o profeta partisse, mas tudo é como Deus quer e coopera para o bem daquele que ama a Deus. Davi foi para o campo e ao pasto, para voltar alegre e desfrutar de tudo o que o pai preparou e ele viu.
É assim que Deus faz. Ninguém dava nada a Davi, mas Deus estava de olho nele, como está nos observando. O Senhor não está à procura de pessoas capacitadas, Ele quer as pessoas que não são nada, para exaltá-las. Ana era humilhada, mas todo dia estava orando, apresentando sua vida, suas vergonhas e suas humilhações e Deus ouviu a oração de Ana.
Deus pesa tudo na balança e a medida de Deus não é como as balanças dos homens. As dos homens são adulteradas e o peso favorece a eles, enquanto que a balança de Deus favorece aos justos. Davi, para o pai, era um fraco. Ana, para a rival, era uma fraca, ambos foram exaltados. Há muitos outros exemplos na bíblia de pequenos e fracos que Deus exaltou, como Gideão, que era o menor da casa dos pais e veio a se tornar o mais abençoado. Nenhum de nós deve se gabar, achar que pode, faz e acontece, porque tudo passa, hoje estamos, amanhã não estamos, hoje temos, amanhã não temos e tudo vem de Deus, tudo foi feito por meio Dele e para Ele. Ana orou e fez um voto com Deus de que, se ela fosse mãe, o seu filho seria dado ao Senhor, para ser criado pelo sacerdote no templo. Samuel não foi criado pelos pais, mas pelo sacerdote Eli. Ana cumpriu o que ela prometeu a Deus. A título de informação, reforçando, quando você faz um voto com Deus, é necessário que você cumpra. Voto não é somente no que diz respeito a devolução de dízimo ou oferta, é em todos os aspectos. Ana com certeza se apegou ao filho, o amou, amamentou, se empolgou com o fato de ser mãe, com a alegria de gerar uma vida, mas ela cumpriu o voto e entregou o filho que Deus lhe deu, como prometeu. Imagine a uma mãe abrir mão do filho, mas Ana não pensou muito, ela cumpriu o que prometeu e Deus é maravilhoso, dá a nós muito mais do que pedimos e pensamos. Ana não foi mãe somente de um filho, teve outros. Deus é poderoso e, se amarmos a Deus, nos submetermos a Ele e orarmos sem cessar, Deus, no tempo certo, virá em nosso favor. Ele nos dá além do que pedimos e pensamos.
MAIS PALAVRAS
-
Disposição e Obediência
07/12/2024
A palavra destaca a importância da disposição e obediência em relação a Deus. Ele nos lembra que a escolha d...
-
A Vida de Jesus
10/12/2024
A palavra mostra um momento importante de solitude e reflexão na vida de Jesus. Após interagir com as pessoa...
-
MOMENTO DE PALAVRA BISPO ANDERSON 30/11/24
01/12/2024
A palavra nos convida a ter uma busca ativa e constante por um relacionamento com Deus. Ele enfatiza a impor...