Se derrame diante de Deus.
Ore, busque, insista, faça voto se preciso, mas preserve sua esperança que sua vitória vem.
26/09/2017
Por: Bispo Jorge Pinheiro
Orar é importante e é muito bom. Em 1 Samuel 1: 9, lemos sobre a oração de Ana, que já estava amargurada. Quando alguém chega ao ponto da amargura é porque sua vida não traz mais prazer, o coração aperta com a vergonha, a humilhação e outras coisas ruins. A bíblia fala de uma cidade chamada Jericó cujas águas eram amargas. A vida de Ana era amarga porque ela queria ter filhos e, naquela época, era honroso ter filhos. A mulher estéril sofria preconceito, discriminação. A natureza da mulher é para ter filhos e, salvo raríssimas exceções, toda mulher quer ter filhos. Lamentavelmente, hoje, até alguns homens querem fugir de sua natureza e querer engravidar. Ana via amigas e conhecidas engravidarem e, em sua casa, outra mulher a humilhava e a provocava porque a sua rival podia ter filhos e ela não. Ela era vista como seca por dentro, incapaz de gerar vida. Isso a tornou uma mulher triste e amargurada. E ela desabafou com Deus. No salmo 30: 10, Davi fala a respeito de ter auxilio em Deus e que Ele é quem converte o pranto e a humilhação em festa e alegria. Ana estava em pranto e em humilhação quando orou a Deus. É isso que Deus também quer fazer com você, que tem chorado, inconformado. Ele quer transformar sua tristeza em alegria e seu pranto em festa.
Embora amargurada, Ana foi à Casa do Senhor e fez um voto. Ela exaltou a Deus e se humilhou pequena debaixo das mãos Dele. A porta de entrada para ser atendido por Deus é a humildade. Se você for soberbo e achar que tem direito, você dificulta as coisas para si mesmo. Em seu voto, Ana pediu um filho homem e o daria a Deus e não cortaria seu cabelo.
O sacerdote Eli cometeu o erro de julgar Ana como embriagada. O ser humano é complicado. Ana não estava chamando a atenção nem incomodando, sequer pronunciava som, chorava na presença de Deus, mas o homem, olhando ao exterior, julgou-a bêbada. Assim é o mundo: julga, condena, não olha com bons olhos. Por isso precisamos ter cuidado sobre o que falamos dos outros, para não os julgar, nem os condenar. Jesus aconselhou que melhor é não julgar. Tamanho o erro que Eli foi e chamou a atenção de Ana. Graças a Deus ela era humilde, porque já vi muitos encrenqueiros na casa de Deus. Ela se justificou em resposta branda e a resposta branda apaga o furor. Ela passou a impressão errada, por isso não devemos julgar nem fazer mal juízo de ninguém pelas aparências. Depois que entendeu que ela estava orando e se derramando, o sacerdote a abençoou. Ana fez o certo, você também deve chorar aos pés do Senhor, não diante dos homens. Se humilhe diante de Deus e Ele te exaltará. Não tenha essa mania de contar seus problemas aos outros, conte-os ao Senhor. Ana saiu da igreja diferente e todos que vem até a igreja também saem diferentes. Ouvem palavras de ânimo, olham os milagres, adoram, louvam, sentem alegria diante de Deus, por isso é tão bom congregar. Repare a ênfase de que Ana comeu, porque quando as pessoas estão aflitas, nem mesmo se alimentam. Ana pediu para Deus se lembrar dela e Ele se lembrou e ela concebeu e teve um filho, que chamou de Samuel. Ela conseguiu o filho que ela tanto queria, o sonho, desejo e esperança daquela mulher. Depois de Samuel, ela teve muitos outros filhos. Samuel, filho dela, se tornou o grande profeta, homem que ungiu o primeiro rei de Israel, Saul, depois ungiu a Davi, o maior de todos os reis de Israel. Deus usou a vida de Samuel, enquanto sua vida era um milagre, pois sua mãe era estéril e a transformação, o milagre, veio depois dela fazer um voto e se humilhar na casa de Deus. Se você quer algo grande, faça um voto, busque com afinco, se esforce. Ana não morava na mesma cidade onde estava o templo, ela ia para chorar com Deus. Faça seu esforço e procure a casa de Deus. Ana não foi atendida imediatamente, mas ela se esforçou. Por muitos anos, Ana sofreu com Penina. Não foi uma ou duas vezes, mas várias, mas chegou uma hora em que Ana conquistou o que ela queria. Não deixe sua esperança acabar. Há casos em que recebemos de imediato e coisas que demoramos para receber somente depois, lá na frente. Quando você persevera, na hora e no momento certo, sua vitória vem. Busque e não se deixe abater, porque aquele que fez a promessa é fiel.
MAIS PALAVRAS
-
Disposição e Obediência
07/12/2024
A palavra destaca a importância da disposição e obediência em relação a Deus. Ele nos lembra que a escolha d...
-
A Vida de Jesus
10/12/2024
A palavra mostra um momento importante de solitude e reflexão na vida de Jesus. Após interagir com as pessoa...
-
MOMENTO DE PALAVRA BISPO ANDERSON 30/11/24
01/12/2024
A palavra nos convida a ter uma busca ativa e constante por um relacionamento com Deus. Ele enfatiza a impor...