Tenha a Deus por caminho e referência
Cuide para estar no caminho certo e entrar na porta estreita
03/01/2018
Por: Bispo Amaury de Farias
Em Mateus 7: 13 em diante a bíblia nos narra que há duas estradas, dois caminhos, duas opções. Existem várias maneiras de você se conduzir na sua vida. A porta mais larga é a da facilidade, da vontade própria. Nada é mais simples do que fazer sua própria vontade. Quando você vê uma pessoa angustiada, em conflito, a melhor forma de amenizar o problema de uma pessoa é tirar dela o seu peso. Deixe-a fazer o que ela quer e essa pessoa se sentirá bem. Essa é a porta larga, fazer o que você quer. Fazer o que você tem vontade é uma coisa, fazer o que é correto, é outra coisa. Fazer o que é correto, principalmente quando isso implica em fazer a vontade de Deus, a própria bíblia diz que aborrece ao próprio homem, porque, ao fazer a vontade de Deus, em 99% dos casos, a vontade de Deus é exatamente o contrário do que você gostaria de fazer. Quando alguém bate no nosso rosto, a vontade não é dar a outra face, é quebrar a mão e a cara de quem bateu. Mas não é o correto a ser feito. Em situações que temos de perdoar, relevar, ceder, queremos fazer a nossa vontade. Quando ficamos aflitos entre fazer o que queremos ou a vontade de Deus, há um conflito e a carne diz para fazermos o fácil, enquanto que a palavra nos diz para fazer o correto. Porque ouvimos ao Espírito Santo, fazemos o que nos é orientado por Deus e quando fazemos a vontade de Deus, nós nos aborrecemos a nós mesmos.
Se queremos nos conduzir de maneira correta, certa, eficaz, precisamos nos colocar diante de uma orientação, uma palavra, uma vontade e, quando fazemos a vontade de Deus, em 99% dos casos isso implica em deixar de fazer nossa vontade.
Há tantas coisas que temos prazer em fazer pelo nome de Deus e muitas coisas que fazemos porque fomos chamados, quase obrigados. Mas fazemos por amor a Deus do mesmo jeito. A porta estreita é essa, abrir mão de si mesmo para fazer o que é correto, o que vem de Deus. O fato de eu viver sem conflitos, fazendo o que me agrada, no caminho da facilidade, não significa que eu serei bem-sucedido. Os caminhos da facilidade conduzem à perdição e são muitos que entram por ela. Mas o caminho que conduz à vida, à salvação, ao sucesso, à realização, é pequeno e estreito e são poucos que acertam com ela. Pagar o preço é ruim, por isso poucos querem pagar o preço. Ter de perdoar quem te traiu, fazer tudo certinho enquanto uma pessoa errada se dá bem perto de você, são situações revoltantes, difíceis. Você precisa manter sua linha, porque sua linha não depende da linha dos outros. O final daquela linha não vai ser bom. Não fomos chamados para olhar a vida dos outros, fomos chamados para olhar a nossa vida, para fazer o nosso trabalho. Seu referencial não é a vida do outro, a sua referência é a palavra de Deus. Não temos de olhar para quem está na frente, na retaguarda, nem à direita ou à esquerda, olhe para Jesus. Você precisa entender que Deus é grande e se comparar com a palavra e com a promessa do Senhor, sair dessa situação de envolvimento com outros parâmetros que não sejam a palavra de Deus, para que Ele possa trabalhar na sua vida. Deus poderia ter falado com Abraão sem pedir que ele saísse do meio de sua parentela, para que Abraão pudesse ser grande e ser cabeça não cauda. Para as promessas acontecerem, é preciso nos tirar de perto das referências que nos influenciam. Por isso Deus decide mostrar sua grandeza para Abraão longe de todos. Enquanto para todos a referência da filha de Jairo era a morte, Jesus disse que ela dormia e continuou com Jairo para abençoar a família. Quando Jesus se aproximou com Jairo, as mulheres desabavam de tristeza para Jairo porque a menina morreu. Jesus colocou todos os curiosos e lamentosos para fora e depois orou pela filha de Jairo. Isso é sair da tenda, como Abraão. No meio das palavras de derrota e gritarias, como Jesus iria trabalhar na vida de Jairo e da filha? Se o problema fosse com Jesus, estaria resolvido, mas o problema era conosco. Para trabalhar na vida de Jairo, Ele teve de tirar de Jairo toda a pequenez, derrota, fracasso e palavra negativa. Segundo a promessa de Deus, precisamos estar como cabeça e não como cauda, diz para entregar sua vida ao Senhor, confiar Nele e tudo o mais Ele fará, que temos de amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a você mesmo. Essa é nossa referência de vida.
MAIS PALAVRAS
-
Disposição e Obediência
07/12/2024
A palavra destaca a importância da disposição e obediência em relação a Deus. Ele nos lembra que a escolha d...
-
A Vida de Jesus
10/12/2024
A palavra mostra um momento importante de solitude e reflexão na vida de Jesus. Após interagir com as pessoa...
-
MOMENTO DE PALAVRA BISPO ANDERSON 30/11/24
01/12/2024
A palavra nos convida a ter uma busca ativa e constante por um relacionamento com Deus. Ele enfatiza a impor...