FAÇA SUAS DOAÇÕES ONLINE POR AQUI!
DOAÇÕES

PALAVRAS

A PALAVRA DO SENHOR TEM PODER, DEIXE ELA TRANSFORMAR SUA VIDA!

Seja ousado e busque a Deus

2 Crônicas 17: 1-13

24/03/2016

Por: Bispo Jorge Pinheiro

Matéria de: Victor Correa


Seja ousado e busque a Deus
FOTO: Eduardo Pinto

“E Jeosafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel. E pôs soldados em todas as cidades fortificadas de Judá, e estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado. E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel. E o Senhor confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância. E exaltou-se o seu coração nos caminhos do Senhor e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá. E no terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, a Bene-Hail, a Obadias, a Zacarias, a Natanael e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá. E com eles os levitas, Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias e, com estes levitas, os sacerdotes, Elisama e Jeorão. E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam contra Jeosafá. E alguns dentre os filisteus traziam presentes a Jeosafá, e prata como tributo; também os árabes lhe trouxeram gado miúdo; sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e setecentos bodes. Cresceu, pois, Jeosafá grandemente em extremo e edificou fortalezas e cidades de provisões em Judá. E teve muitas obras nas cidades de Judá, e homens de guerra e valentes, em Jerusalém.” Falarei da vida de um rei que foi muito abençoado e quero que você se coloque no lugar dele, porque como Deus fez na vida dele, fará na sua vida também. Naquele tempo, havia dois reinos, Judá e Israel, irmãos, mas muitas vezes, inimigos entre si. O mesmo povo, eles adoravam ao mesmo Deus, de igual origem, descendentes de Abraão, porém, em muitas ocasiões, ficaram em guerras entre si. O pai de Josafá era Asa, mas quando é dito Davi, é como exemplo. Davi andou com Deus, serviu com Deus. Josafá agia semelhante a Davi. Quando fala dos baalins, fala-se do plural de baal. Naquela época, havia povos ao redor de Judá e de Israel que adoravam a Baal. Havia vários tipos de Baal e, muitas vezes, o povo de Deus trocava o Senhor por Baal, por incrível que pareça. Povos que Deus havia derrotado e eles adoravam esses deuses. Era comum entre o povo, inclusive aos reis. Josafá fez diferente, não buscou a Baal, procurou a Deus. Israel estava do lado, adorando a Baal, vivendo na prostituição e nas coisas erradas, mas o rei de Judá, ao contrário do rei de Israel, buscava ao Senhor, todo-poderoso. É evidente que você encontrará, na sua família, no seu trabalho, na sua escola, no seu convívio, pessoas fazendo coisas erradas: roubando, mentindo, prostituindo, caluniando, prejudicando a vida dos outros. O que não significa que você tenha de fazer isso também, é você quem escolhe o tipo de vida que você quer ter. Se você quiser essas coisas, Deus não vai te impedir, mas você irá sofrer as consequências, Deus não vai te punir, o homem é que colhe o que ele planta. Veja como é a vida do pecador, sofrida, infeliz, derrotada. Exemplos ruins, temos muitos, mas porque fazem, você fará também? Deus não aceita isso como justificativa. Israel era Israel, Judá era Judá. Josafá era rei de Judá, mas ao contrário de Israel, procurou a Deus e andou nos Seus mandamentos. É uma decisão sua, você é quem escolhe o que você vai ser e o que vai acontecer com você. Seu futuro, seu destino, depende das decisões que você toma. Se você optar por roubar, mais cedo ou mais tarde vão te pegar. Todo dinheiro roubado é uma maldição na vida do homem. Se você optar por mentir, cujo pai da mentira é o diabo, você estará enganando e, quem engana, será enganado. Se você se prostitui, vive nos vícios, vai se destruir, destruir sua saúde, sua moral, sua família. A opção é sua, é minha, é nossa. Josafá optou por servir a Deus, ele fez a escolha dele e procurou. Josafá era rei, mas Deus é quem confirma. É como pessoas casadas. Para serem casados, precisam de conjugue. A confirmação do casamento é quando os dois vivem unidos e bem. Casar, muitos casam por aí e amanhã separam, brigam. São casamentos que, embora tenham acontecido, não foram confirmados. Josafá era rei, mas deus confirmou o reinado dele. Essa confirmação é o importante, é o que faz unir e durar as famílias e vitórias, a presença de Deus. Quero chamar sua atenção ao versículo 5. Judá deu presentes a Josafá. Tem quem não gosta de dar presentes, mas todos gostam de ganhar presentes.

Deus trouxe esta mensagem até você porque Ele quer te presentear. Ele tem prazer em dar presentes, Ele é generoso.

Quando você decide dar um presente, entretanto, você pode errar no presente e dar algo que a pessoa não gosta. O bom, para presentear alguém, é saber o que a pessoa gosta, para dar algo que agradará. Coloque-se no lugar de Deus. Eu e você podemos errar presentes, mas Deus erra? Não. Ele sabe exatamente o seu sonho, exatamente o que você quer receber. E o presente vem na hora certa, na medida certa, é uma bênção que vem até melhor do que você pediu. Nós podemos errar, mesmo convivendo com a pessoa, o que dar de presente. Deus quer te dar exatamente o que você deseja e precisa, Ele sabe o que é. Os presentes que Josafá recebeu vinham da mão de Deus, era Ele o abençoando. Abundância pressupõe mais do que o necessário. Deus quer que você tenha mais do que você precisa, essa é a vontade de Deus. Uma pessoa ousada é uma pessoa que vai além do normal, não faz como os outros fazem, faz mais. Se você buscar mais a Deus do que todo mundo busca, sua vida será diferente de todas as demais pessoas. A vida de Josafá era diferente da vida de outros reis, porque como ele foi ousado, o coração dele o guiou. O coração é o centro da nossa vida. O coração dele buscou, seguiu a Deus de uma forma que os outros não faziam. Por isso, teve a vida que ninguém teve. Se você quer ter uma vida diferente, sua relação com Deus precisa ser diferente. Temos um exemplo de ousadia, que é Daniel. Daniel foi ousado sobre ir para a cova dos leões e mesmo assim orou a Deus. Isso foi ousadia, ninguém fez isso, teve medo, mas Daniel foi ousado para orar e buscar a Deus. Jogaram Daniel na cova dos leões e ele não foi devorado, e sim seus perseguidores, enquanto ele foi honrado por Deus e pelo rei. Isso falta hoje em dia, a ousadia de buscar a Deus, de não temer nada, de enfrentar o que precisar, mas não abrir mão da fé em Deus. Isso torna o homem diferente. Sonhos, todo mundo tem. A realização dos nossos sonhos depende de Deus e da nossa atitude. Se você for ousado em buscar a Deus, receberá coisas que ninguém mais nessa vida tem, tudo depende dessa ousadia. O contrário da ousadia é a timidez. A pessoa tímida, acanhada em buscar a Deus, não recebe nada. Você precisa empenhar seu coração em buscar a Deus. É para todos nós. Sua ousadia reflete nas bênçãos de Deus na sua vida. Tímidos, medrosos e covardes não conquistam, são conquistados. Corajosos, ousados e impetuosos conquistam coisas grandes, que ninguém conquistou. Assim Deus fez com Josafá, essa é a razão pela qual esse homem foi tão abençoado, seu coração se tornou ousado. Você não pode gostar das coisas sujas do mundo, que isso matará, está matando você, é um empecilho para seu sonho ser realidade. Josafá tirou os postes e os ídolos de Judá e ele teve de ser corajoso, de ir contra o povo, porque isso provocava a ira de Deus. A atitude agradou a Deus. Tem momentos que você precisa ser ousado, corajoso e não se curvar diante da sujeira, da imundície e da hipocrisia deste mundo. Você é você, eles são eles, por isso Deus escolheu você, Ele quer que você seja diferente, tome decisões diferentes e ande no caminho diferente desse mundo. Se fosse para ser igual, você ficava lá fora. Claro, a decisão é sua. As pessoas querem felicidade, ter paz, ter tudo do bom e do melhor, mas não estão dispostas a pagar o preço por isso, a renunciar as coisas sujas do mundo. No versículo 10, vemos a consequência de Josafá adorar a Deus. Os outros povos tiveram guerra, mas Deus guardou Josafá, Ele tinha paz. Essa paz foi dada por Deus a ele porque seu coração foi ousado em servir ao Senhor. Compreende? É da sua ousadia que virá sua vitória, seu sonho realizado. Temos de sonhar acordados, igreja, porque o sonho que você tem dormindo se desfaz quando você acorda, mas o sonho acordado é consciente, é seu. O sonho que você terá com Deus será acordado, porque você o verá na sua vida e ninguém pode tirar isso de você, homem nem diabo tira. Sonhar acordado é bacana, é ter uma vida plena, com qualidade, abençoada. Esse exemplo ficou registrado na bíblia para fazermos a mesma coisa que Josafá fez, sermos ousados, abrirmos mão da sujeira desse mundo e, em contrapartida, receber abundância, riqueza e paz. Os inimigos não chegarão perto, olharão de longe, porque o próprio Deus aterrorizará a vida deles. O próprio Deus vai aterrorizar seus inimigos e esse inimigo não e necessariamente uma pessoa, mas uma doença, uma miséria, uma dificuldade, um problema. Eles nem chegarão perto, porque sabem que o que está na vida daquele que ama a Deus é mais forte do que eles. Já deu para você entender o que você precisa para realizar seus sonhos, você não pode ser tímido, acanhado. Na hora de dar oferta, dê com ousadia. Mesmo nisso, seja ousado, não fará falta, pelo contrário, Deus te devolverá mais. Só prospera quem é ousado. Estamos cercados de tantos testemunhos, por que ter medo? A ousadia não combina com o medo, não temas. A palavra "não temas" está escrita 366 vezes na bíblia, para todos os dias do ano. Seja ousado.

MAIS PALAVRAS

  • QUAL O TAMANHO DISSO?

    QUAL O TAMANHO DISSO?

    11/10/2023

    "Desde que eu cresci, desde que me entendo por gente eu aprendi que se eu não comer eu morro, qual o tamanho...


  • DEUS VEM

    DEUS VEM

    05/03/2024

    Milícia é quando a população se arma para combater um inimigo, existem os soldados armados do exército, e ex...


  • PAGUE O MAL COM O BEM

    PAGUE O MAL COM O BEM

    01/03/2024

    Não é fácil amar e orar pelos nossos inimigos, também não é fácil passar pela prova e continuar fiel a Deus,...


"Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo."

I Samuel 2:30
  • BRADESCO | CNPJ: 02.415.583/0002-28 AG: 3394 CC: 100.000-4
  • BANCO DO BRASIL | CNPJ: 02.415.583/0001-47 AG: 1512-1 CC: 4176-9
© 2024 Igreja Mundial do Poder de Deus. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Nativa Desenvolvimento
Política de privacidade