O amor de Deus Pai e a ingratidão de Israel
Oséias 11:1
05/10/2015
Por: Apóstolo Valdemiro Santiago
Matéria de: Madalena Mattos
Em Oséias 11:1, a Bíblia trata Israel referindo-se ao povo de Deus. Esta passagem mostra o carinho, o amor e a preocupação de Deus para com o seu povo, mas às vezes a nossa ingratidão, a falta de temor, de obediência nos faz esquecer o grande amor de Deus por nós. Saiba que eu e você não merecemos nada de Deus. Alguns chegam a dizer: - Mas eu sou filho de Deus, eu mereço. Merece o quê? Ninguém merece nada. Todos nós erramos, e muito, mas a misericórdia de Deus é infinita. Continuando a mensagem, a Bíblia nos mostra que Deus cuidou tanto de um povo, ou melhor, ainda cuida. Ele se sacrificou por esse povo, perdoou e derrotou seus inimigos, e ainda assim o povo foi ingrato, e ainda nos tempos de hoje também é assim. A Obra de Deus é perseguida por pessoas que foram instituídas para ajudar o povo. Tem até autoridade que é para ajudar o povo, mas quando ela passa a ser um estorvo, uma pedra de tropeço na Obra de Deus, ela está fazendo exatamente o contrário do que se espera de uma autoridade, ou seja, está atrapalhando a vida das pessoas, e então Deus remove. E sobre esta Palavra, em Oséias 11:1, o Senhor diz assim: “Quando Israel era menino, EU o amei, e do Egito chamei o meu filho...”
E sobre esta Palavra, em Oséias 11:1, o Senhor diz assim: “Quando Israel era menino, EU o amei, e do Egito chamei o meu filho...”
O Egito representava para esse povo a escravidão, o domínio, o sofrimento. O povo hebreu era escravizado no Egito, e sofria horrivelmente, diz a Bíblia. Essa expressão “menino” sugere que era um povo indefeso, inocente, pequeno, desprotegido, vulnerável. E por isso, eu lhe pergunto: - Um menino tem responsabilidade? Um menino é autossuficiente? Um menino pode caminhar pelas ruas sozinho e viajar pelo mundo afora? Não. Então, quando Israel estava desprotegido, vulnerável, sem nenhuma experiência, Deus disse: - “Eu estava com eles. Eu os tirei do jugo da escravidão, e mesmo depois de livres, quanto mais eu os chamava, mais eles se distanciavam da minha presença", quer dizer, todo o trabalho que Deus tinha para deixá-los debaixo de suas asas, era ignorado pelo povo. Jesus, em determinado momento, disse: "Eu quis juntar os teus filhos como a galinha junta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não quisestes” (Mateus 23:37). Quem conhece sabe que uma galinha enfrenta até um homem para proteger seus pintinhos, e Jesus quer dizer isso para mim e para você. Se nos submetermos a Ele, ficarmos debaixo das asas Dele, Ele irá nos defender como a galinha defende os seus pintinhos. E se galinha corre riscos por enfrentar predadores maiores e mais perigosos, como uma cobra, um gavião, então, o Deus a quem pregamos nos defende desta maneira, com a grande diferença de que Ele nos defende com muito poder e muito amor. E o exemplo que Ele usa é para mostrar o amor, o carinho, o valor que nós temos para Ele, porém, alguns ainda são muito ingratos e se distanciam desta proteção, e por isso Deus lamenta por aqueles que ainda têm o coração duro, são incrédulos, e se distanciam Dele para ficarem no pecado, na imundície, na corrupção, na idolatria, por adorarem outros deuses do passado e hoje no presente. Então, Deus nos mostra os benefícios de estar na presença Dele. Embora as pessoas não O reconheçam, não há quem fique órfão ou abandonado por Ele, se verdadeiramente o coração se voltar para Ele. Procure entender que Deus quer lhe proteger, mesmo se você ou eu não temos nada a Lhe oferecer. Então, concluímos que Deus cuida de nós sem interesse algum de algo que possamos dar-Lhe, porque tudo é Dele, por isso, não sejamos ingratos, mas abandonemos o pecado. Amém? E o que satisfaz Ele? É o nosso bem-estar, a nossa vitória, a nossa felicidade, a nossa conquista. Quando estamos bem, quando estamos felizes, contentes, quando vencemos é a vitória d’Ele também, mas Ele quer que estejamos juntos, pertinho d’Ele.
MAIS PALAVRAS
-
A Cura de Naamã
17/11/2024
Essa palavra retrata a decisão de Naamã, um comandante sírio, de buscar ajuda para sua lepra. Ele chegou com...
-
A Generosidade de Deus
17/11/2024
Essa palavra expressa nossa gratidão e reconhecimento pela generosidade de Deus em nossas vidas. A expressão...
-
A Obediência a Deus
10/11/2024
O versículo fala sobre o "Servo do Senhor", muitas vezes interpretado como Jesus Cristo. Ele destaca que, ap...