FAÇA SUAS DOAÇÕES ONLINE POR AQUI!
DOAÇÕES

PALAVRAS

A PALAVRA DO SENHOR TEM PODER, DEIXE ELA TRANSFORMAR SUA VIDA!

Não se esconda e faça o bem.

Marcos 4: 21 - 25

16/12/2015

Por: Bispo Jorge Pinheiro

Matéria de: Victor Correa.


Não se esconda e faça o bem.
FOTO: Eduardo Pinto

E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? Não vem antes para se colocar no velador? Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis. Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quando acaba a energia e tem um apagão, colocamos a vela no lugar mais alto para iluminar o ambiente. Jesus queria dizer que somos a luz, a candeia. Deus não transformou a sua vida e iluminou você para você ficar escondido. Deus quer você a exemplo da candeia, no velador. Ou seja, num lugar alto, por cima. Aliás, tem uma palavra em Deuteronômio 28: 13 que diz: E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. Então, quando a pessoa obedece a voz de Deus, sempre que Ele manda, essa pessoa estará por cima. A exemplo do velador, que fica em cima, para que a candeia seja colocada e ilumine o ambiente. Deus quer você por cima, não por baixo. Quer você em destaque. Ele transforma nossa vida, nos cura e nos prospera para que venhamos a destacar essas coisas e as pessoas que estão sofrendo, ao verem o que Deus fez na nossa vida, venham buscar a presença de Deus também. Você não pode ocultar, esconder o que Deus fez por você. Não falo somente contar aqui, no altar, diante da igreja e da televisão. No trabalho, na sua casa, aos seus vizinhos, você deve contar o que Deus fez na sua vida para que as pessoas vejam. Jesus quer você falando o que Deus faz por você.

Se você é de Deus, a luz de Deus brilha em você, você não pode ficar escondido.

Sai debaixo da cama. Mostre para as pessoas o que Deus faz na sua vida. Se você ficar debaixo da cama, você será como um penico, escondido. Ninguém coloca o penico em destaque. Deus não te chamou para ser penico, te chamou para ser candeia, para ficar no velador. É em destaque, para as pessoas verem a obra de Deus na sua vida. Eles tem de ver as coisas boas que Deus fez por você. Não podemos ser egoístas. Deus te dá tantas vitórias, curas, prosperidade. Você tem de falar, testemunhar. O mundo está cheio de pessoas incrédulas, a fé nos nossos tempos diminui. A maioria não acredita. A bíblia fala que, no final dos tempos, as pessoas esfriariam na fé, apostatam da fé. Em Lucas 18: 8, Jesus faz uma pergunta: Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Jesus percebia que a fé das pessoas estava se apagando e hoje em dia vemos muita gente incrédula, que critica, zomba e persegue a obra de Deus. Você tem de mostrar que a fé funciona, tem de mostrar seus testemunhos e que a fé em Deus promove milagres. Que eles não aconteceram somente nos tempos de Jesus, mas continuam revelados nas nossas vidas. Antigamente, ouvia muitos pregadores dizerem que nada ficava oculto, falando somente de coisa ruim. Pregavam em cima de que nenhuma coisa errada passaria em oculto. Mas Deus me mostrou que não é apenas isso. As coisas ocultas que Ele diz que quer manifesta são as coisas boas também. O bem que você faz será manifesto, porque Deus vai mostrar. Não pense você que Deus apenas registra as coisas erradas que você faz, ele registra tudo, inclusive as coisas boas. Ninguém ficou sabendo, mas Deus viu e, como Ele viu, se encarregará de abençoar você pelo que você fez, vai sobressair na sua vida. Não fique preocupado, porque o que você faz de bem será revelado. Você, que tem filho nas drogas, que o perde saindo na rua, volta sujo, às vezes come, às vezes não come, você lava sua roupa e ele a apanha e volta ao mundo. As pessoas não sabem o bem que você faz para seu filho, vêm somente o mal, sendo que alguns ainda te culpam pela criação que deu a ele. Se pensarmos bem, Davi tinha um filho chamado Absalão. Esse filho não foi mal criado por Davi, que teve vários filhos, entre eles, Salomão. Davi orientou, ensinou, ele aprendeu. Mas também ensinou, orientou, Absalão. Mas Absalão não quis saber do que Davi ensinou. Ele tomou o reino do pai e Davi teve de fugir do próprio filho e, depois, teve de lutar contra o próprio filho, o derrotar para tomar seu reino. Ele até queria poupar o filho, mas um de seus oficiais o matou. Davi o amava tanto que queria poupar o rapaz. Um amor não correspondido. Absalão viria a ser rei depois do pai falecer, mas ele queria ser pai, veja que pai ruim. Não podemos culpar um pai ou uma mãe por ter um filho ruim. Não podemos julgar. Às vezes, pode haver influência sim, mas a culpa não pode ser atribuída ao pai ou à mãe. O bem que você faz pelo seu filho, ninguém vê, mas Deus sabe de todas as coisas. Mas a bíblia diz que nada em oculto passa sem ser revelado. Amanhã aquele filho que dava desgosto dará alegrias ao pai e à mãe. Mudará, porque esses pais buscam por ele, semeiam o bem. Não desista de seu filho, seu neto, de seu familiar. Você com certeza pode ter familiares que te pagam o bem com o mal, mas fique tranquilo que Deus vê o bem que você faz e você colherá o bem. Igreja, não exista de fazer o bem. Você pode não receber agora, mas a recompensa vem mais cedo ou mais tarde. Tem coisas erradas também que a pessoa faz escondida e pensa que ninguém vê. Mas não é só com relação às coisas ruins, mas às boas que fazemos também. Jesus diz: preste atenção ao que você ouvir, porque é importante. Entramos no que eu dizia acima: com a medida que você medir, será medido. Quando você faz um comentário sobre a pessoa, julgando, medindo, será que você tem dados suficientes para poder falar algo? Conhece a vida das pessoas em seu íntimo, em sua casa, para culpar alguém? Melhor coisa que você faz é não colocar a culpa em ninguém, ore pelas pessoas. O diabo quer que você julgue, meça as pessoas, para ser medido também. Igreja, nós somos falhos e pecadores, se você não quer ser julgado, não julgue também. Para que tecer um comentário que não irá ajudar em nada? Com a medida que julgarmos, seremos julgados também e ainda mais será acrescentado. Como eu julgar as pessoas, serei julgado igual para mais ainda. Se no meu julgamento, eu serei justo, correto, assim será comigo também. Se eu uso de misericórdia com alguém, receberei mais ainda. Se usar de compaixão, usarão de compaixão também e usarão mais ainda por você. Deus diz: faça o bem, porque você receberá o bem e mais ainda. Agora, se você fizer o mal, receberá o mal e mais ainda. Não é um bom negócio praticar o mal, prejudicar a vida dos outros, fazer fofoca, medir a vida das pessoas. Não faça isso, é um erro. Não meça as pessoas nem julgue pela aparência. Aparência engana. O homem julga pelo que vê, Deus é o único que consegue julgar justamente, porque Ele vê o interior, o coração, o que está dentro da pessoa. Só Deus pode julgar com segurança. Melhor é não julgar. Não julgueis e não será julgado. Entende agora por que Ele fala do julgamento? Se você tem, mas não julga, não condena, usa de misericórdia, Deus te dará mais ainda. Vem a abundância, a fartura, tanto de bens financeiros como de saúde, de vitórias. Quer ter saúde? Nunca critique um doente. Nunca julgue se veio de pecado uma doença. Se ela tem mal na sua vida, nós, que somos luz, temos de ajudar, falar de Deus, mesmo que ela não aceite, orar por ela. Quer ter saúde? Ajude a todos, que isso é bom. Deus te dará mais saúde ainda. Duvida? Me conte quando Jesus ficou doente. Se somos seguidores de Jesus, teremos saúde também, força e vigor. Mesmo a idade não nos impede de envelhecer com vigor e saúde. Uma pessoa de mais idade, quando realiza um plano de saúde, paga mais caro. A tendência natural é que a pessoa idosa tenha mais risco de graves doenças. Mas não é porque você tem idade que precisa ficar mais fraco. É questão de fé. Até quem não tem, tem alguma coisa. Imaginemos um mendigo, por exemplo, sem casa, morando debaixo da ponte. Naturalmente, diremos que ele não tem nada. Não tem casa, não tem roupa, nem dinheiro. Mas ele tem alguma coisa. Muito mendigo costuma ter um cachorro, alguns um carrinho para as coisas, um papelão para dormir, um cobertor que ganhou para a noite, uma roupa surrada, furada... De vez em quando recebe outra, mas até o pouco que ele tem, pode ser tirado dele amanhã. Tem malandro que assalta até mendigo. É um roubando o outro. Todo mundo tem alguma coisa. Mas o caso de julgar os outros é tão grave que Deus nos diz que perderemos até o pouco que temos. Isso remete a nossa vida para não julgarmos as pessoas. Esse é o papel do diabo, condenar as pessoas, apontar seus defeitos. Diante de Deus, o diabo fica nos acusando e ele é mentiroso. Não podemos tomar esse papel nas nossas mãos. Não condene, não julgue, não fale do que você não sabe. Por exemplo, tem pessoas que falam mal da igreja, sem saber. Você conhece a igreja. Você sabe o que acontece aqui. Quem está lá fora e critica, sem nunca ter vindo, não sabe, porque nunca viu os milagres nem ouviu a palavra. A pessoa que vier, desconfia e, daqui a pouco, vem contar o milagre também. As pessoas falam do que não conhecem, julgam e condenam. Por isso Jesus falou, quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Escuta o que Deus fala para você. Tem muitas pessoas com a vida amarrada hoje, porque elas julgam aos outros, condenando, apontando os defeitos e, em troca, ela recebe os mesmos julgamentos. É a medida que ela julga alguém. Se você é duro com as pessoas, elas serão duras com você. Se você for maleável, elas serão maleáveis com você também. A mesma coisa é Deus. Se eu planto misericórdia, colho misericórdia, se eu planto compaixão, recebo compaixão. Não é o que queremos de Deus? Mas como receber isso se não praticamos, se somos duros, severos, exigentes? Vão ser duros, severos, exigentes, conosco também. Se você quer viver bem, viva bem com as pessoas, se você quer amor, ame as pessoas. Ninguém recebe o que não planta. Mas se você for rancoroso, serão rancorosos com você também. Para você viver bem neste mundo, conviver bem com as pessoas, ser compreendido dentro de casa, com os vizinhos e seu trabalho, use de compaixão, de misericórdia, não julgue nem condene ninguém, que certamente Deus acrescentará isso e mais um pouco na sua vida. Você receberá o que chamamos de Qualidade de Vida. Sua vida será uma vida boa. Mas isso precisa ser plantado para colher. A maioria das pessoas não tem vida boa. Tem gente que é rico e vive no inferno, que tem dinheiro e tenta suicídio, usando drogas, porque nem todo o dinheiro do mundo satisfaz a vida dele. Qualidade de vida é ter paz, alegria, dormir bem, acordar bem, de bem com a vida. Tem gente que já acorda mau humorado, chutando, brigando. Tudo bem, temos as lutas, os desafios, muitas vezes dissabores, mas isso não consiste nossa vida. Ela também tem vitória, alegria, felicidade. Quando você ver algo errado na vida do seu irmão, não o condene, não o julgue. O diabo semeia uma corrente de mal, onde um faz o mal para o outro sucessivamente. Nós, ao contrário, temos de quebrar essas correntes e semear o bem. Alguém na sua família faz o mal? Faça o bem. É difícil, mas é como você trará salvação para sua família. Recebeu o mal? Entregue o bem. Você receberá bem a mais. Digo o que Jesus ensinou. Faça isso e você será muito abençoado e muito feliz. Você quer ter uma vida de qualidade? Então faça o bem.

MAIS PALAVRAS

  • QUAL O TAMANHO DISSO?

    QUAL O TAMANHO DISSO?

    11/10/2023

    "Desde que eu cresci, desde que me entendo por gente eu aprendi que se eu não comer eu morro, qual o tamanho...


  • DEUS VEM

    DEUS VEM

    05/03/2024

    Milícia é quando a população se arma para combater um inimigo, existem os soldados armados do exército, e ex...


  • PAGUE O MAL COM O BEM

    PAGUE O MAL COM O BEM

    01/03/2024

    Não é fácil amar e orar pelos nossos inimigos, também não é fácil passar pela prova e continuar fiel a Deus,...


"De manhã, Senhor ouves a minha voz; de manhã Te apresento a minha oração e fico esperando."

Salmos 5:3
  • BRADESCO | CNPJ: 02.415.583/0002-28 AG: 3394 CC: 100.000-4
  • BANCO DO BRASIL | CNPJ: 02.415.583/0001-47 AG: 1512-1 CC: 4176-9
© 2024 Igreja Mundial do Poder de Deus. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Nativa Desenvolvimento
Política de privacidade